0
Skip NavigationMenu

Revista Onco.News

A revista Onco.news (ON) é o órgão oficial da Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa e tem duas grandes vertentes:

Publicação de artigos: Artigos Investigação, Artigos Revisão Sistemática, Artigo de Revisão integrativa, Artigo Teórico.
Divulgação de projetos que a associação vier a implementar e de informação científica na área da Oncologia.

A revista ON pertence a todos os associados e comunidade científica que pretendam divulgar conteúdo científicos em enfermagem oncológica. Divulgar aquilo que fazemos bem é o melhor contributo que podemos dar á enfermagem em oncologia.
A revista ON considera para publicação trabalhos relacionados direta ou indiretamente com a Oncologia, nomeadamente através de artigos originais, de revisão, de atualização, casos clínicos ou cartas ao editor.

Está indexada à EBSCO, Latindex e CERE.

Os artigos terão de ser enviados via e-mail para revista@aeop.pt.

  • Normas de publicação

    1. A revista Onco. News considera para publicação trabalhos relacionados directa ou indiretamente com a Enfermagem Oncológica, nomeadamente através de artigos originais, de revisão, de atualização, casos clínicos ou Cartas ao Editor. Deverá ser referenciado, pelos próprios autores, qual a classificação do artigo. Os artigos provenientes de trabalhos científicos têm prioridade de publicação.

    As Cartas ao Editor devem constituir um comentário crítico sobre um artigo da revista ou uma pequena nota sobre um tema ou caso clínico. Não devem exceder as 500 palavras, nem conter mais de um quadro ou figura e um máximo de 5 referências bibliográficas.

    2. Os autores devem enviar os artigos exclusivamente por e-mail para a nossa redação em revista@aeop.net.

    3. No artigo, deve constar a identificação do local de trabalho, autor ou autores e suas categorias profissionais.

    4. Não serão aceites trabalhos já publicados ou enviados simultaneamente a outras revistas.

    5. O texto é submetido à apreciação da Comissão Científica da revista os artigos poderão ser:
    a) Aceites sem alterações;
    b) Aceites após as modificações propostas e aceites pelos autores;
    c) Recusados.

    Sendo aceite, os artigos ficam propriedade da AEOP, não podendo ser utilizado para publicação por quem quer que seja (nem mesmo pelos autores sem a nossa prévia autorização por escrito). Antes dessa decisão, a revista não se compromete a publicar os artigos que lhe são enviados. Todas as decisões serão dadas a conhecer aos seus autores.

    6. O artigo deve conter necessariamente o título, este deve ser breve e específico, o nome e apelidos do(s) autor(s) e respetivo grau académico, o nome da Instituição onde exerce a sua atividade profissional, indicar o autor principal e os eventuais secundários. Deve conter um resumo em Inglês e em Português, com palavras-chave, em ambos os idiomas, com vista à indexação.

    Todo o artigo deve ser produzido a preto e branco.

    7. O Resumo deve conter um máximo de 320 palavras; o resumo deve, recomendavelmente, integrar os seguintes elementos do artigo: introdução, objetivos, material e métodos, resultados, discussão e conclusões; o resumo deve poder ser interpretado isoladamente do restante texto do corpo do artigo, ou seja, não deve conter referências a bibliografia, figuras ou tabelas inseridas no texto completo. No final do resumo devem ser referenciadas no máximo 5 palavras-chave.

    Podem ser utilizadas associações de palavras em vez de uma só, no máximo de 3, caso a separação das mesmas não seja possível ou não faça sentido (exemplo, “Qualidade de Vida”). Finalmente, podem ser utilizadas siglas, caso as mesmas sejam, genericamente, reconhecidas

    8. Os trabalhos devem conter, além do resumo, Introdução, desenvolvimento, Conclusão e Referências Bibliográficas. As imagens deverão ser enviadas em formato JPG ou TIFF de modo a que fiquem nítidas na sua impressão tipográfica.

    9. Não devem ser usadas siglas e abreviaturas que não tenham sido explicitadas, na primeira menção, por extenso.

    10. As referências bibliográficas devem ser numeradas por ordem consecutiva da sua primeira citação no texto. As referências devem conter, no caso das revistas, o nome do primeiro autor (apelido e nome), seguido dos restantes, do título do artigo, do nome da publicação e da sua identificação (ano, volume e páginas).

    11. A norma a utilizara é a APA.

    12. Os quadros e figuras devem ser apresentados e insridos no texto. Os gráficos deverão ser apresentados como original. Todos devem estar numerados ao longo do texto.

    13. A extensão máxima do artigo é de 12 páginas, datilografadasa 1,5 espaços, Calibri tamanho 11.No caso de maior extensão, o autor deve sugerir o local de corte, para dividir o artigo em duas publicações consecutivas.

    O título do artigo deve ser em Calibri tamanho 20 a Negrito, com maiúsculas pequenas, texto centrado e com espaçamento 1,5 pontos

    Os títulos principais que irão dar corpo ao artigo (ex. RESUMO, ABSTRACT, INTRODUÇÃO, etc.) devem aparecer em Calibri tamanho 13 a Negrito e em maiúsculas pequenas.

    14. No caso de aceitação do artigo estar condicionada a modificações, estas devem ser realizadas pelos autores no prazo máximo de trinta dias.

    15. As provas tipográficas serão da responsabilidade da Redação

     

    Download do PDF

  • Processo de revisão

    Revisão de um artigo científico submetido á Revista Onco.News – Double-Blind Reviewed

  • Comissão Científica

    DIRECTOR DA PUBLICAÇÃO
    M. Jorge Freitas, MsC, RN
    Dep. Radioteraspia, IPO Porto
    mjorgefreitas@sapo.pt

    COORDENAÇÃO EDITORIAL
    Monica Castro, RN
    Harley Street Clinic, London
    castrom3@sapo.pt

    COMISSÃO CIENTÍFICA
    Ana Pinto Fonseca
    , Professora, MSc Mestrado em Ciências de Enfermagem Escola Superior de Enfermagem de S. João de Deus – Universidade de Évora, Évora, Portugal

    Bruno Magalhães, MSc, RN Escola Superior Enfermagem SM, Porto, Portugal

    Eunice Sá, MsC, Professora na Escola Superior Enfermagem Lisboa, Lisboa, Portugal

    Esmeralda Barreira, MSC, PhD Mestrado em Psicologia e Mestrado em Counselling Docente na Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal

    Maria Deolinda Dias Pereira, MSC Especialista Enfermagem Médico-cirúrgica, Lisboa, Portugal Mestrado em Ciências de Enfermagem

    Ana Leonor Ribeiro, Professora, PhD Escola Superior Enfermagem Porto, Porto, Portugal Luís Batalha, Professor, PhD Doutoramento em Ciências da Saúde, ramo Biologia Humana Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coimbra, Portugal

    Isabel Maria Tarico Bico Correia, Professora, MSc Mestre em Sociologia Escola Superior de Enfermagem de S. João de Deus Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde – Universidade de Évora, Évora

    Clara Costa Oliveira, Professora, PhD Investigadora de pesquisa em Realidade, Exclusão e Cidadania na Terceira Idade – UNISC (Brasil) Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, Universidade Minho, Braga, Portugal

    Ingrid Felix Modesto, RN Especialista em Oncologia Hospital Sírio Libanês, S. Paulo, Brasil

  • Aquisição de revistas

    A revista é enviada on-line a todos os membros de forma gratuita.
    Para Instituições ou Organização colectivas, o valor anual da aquisição da revista ON é de 40 Euros/Ano.
    Para fazer a sua Inscrição anual, enviar solicitação para revista@aeop.pt

     

    Formas de Pagamento:

    1. Por Multibanco
    Se pretenderem efetuar a liquidação através de Multibanco, utilizar o NIB 003503740000226193084. Após efetuarem a transferência, deverão comunicar com o nosso secretariado via e-mail (revista@aeop.pt) ou enviar SMS para 936962099

    2. Pelo homebanking
    Se pretenderem efetuar a liquidação através da Internet (transferência bancária) o NIB é 003503740000226193084. Na transferência deverão escrever “pedido artigo”.

  • Aquisição de artigos

    Todos os artigos on-line estão com acesso livre ao Abstract.
    Caso pretenda ter acesso a artigos completos em formato PDF, deverá registar-se como membro AEOP.

Visualize aqui um exemplo da revista Onco.News:

Aceda a todas as Revistas Onco.News.

Os membros AEOP têm acesso a ler a Revista Onco.News em qualquer computador ou dispositivo móvel, e fazer download dos seus conteúdos. Saiba mais sobre as vantagens de tornar-se membro AEOP.

* Exclusivo a Membros AEOP