0
Skip NavigationMenu

Programa educacional Cancro Pulmão

As terapêuticas orais na Oncologia trouxeras novas formas de intervenção dos enfermeiros junto destes doentes, com enfoque principal na Educação destes para minimizar ou eliminar as toxicidades destas terapêuticas.

Com o avanço do conhecimento das mutações genéticas do tumor pulmonar, começamos a ter novas terapêuticas dirigidas a cada mutação encontrada.
AFATINIB está indicado, em monoterapia, para o tratamento de doentes adultos sem exposição prévia a TKI do Recetor do Fator de Crescimento da Epiderme (EGFR) com cancro do pulmão de não pequenas células (CPCNP) localmente avançado ou metastático com mutação(ões) ativadora(s) do EGFR.
VARGATEF é um inibidor da angiokinase que inibe os fatores de crescimento endotelial vascular (VEGFR) e os fatores de crescimento receptores derivados de plaquetas (PDGFR) e vias de sinalização dos fibroblastos (FGFR). Estes três receptores diferentes angiokinase desempenham um papel importante na angiogénese, no crescimento tumoral e metastização.

Novas terapêuticas trazem novas toxicidades.
Uma Boa Gestão dos efeitos adversos faz toda a Diferença.

AEOP vai implementar um programa Educacional para Enfermeiros que lidam com estes doentes com cancro do Pulmão e tem os seguintes objetivos;
1. Formação na área das novas terapêuticas Afatinib e Vargatef
2. Definição e discussão de estratégias educacionais de gestão toxicidades
3. Validação e organização de documentos educacionais para doentes submetidos a estas terapêuticas

Com o apoio da Boeringher Ingelheim, estão programadas 3 Sessões a nível nacional:
– 29 Outubro, Porto
– 5 Dezembro, Coimbra
– 19 Dezembro, Lisboa

Mais informações serão disponibilizadas conforma a implementação do projeto