0
Skip NavigationMenu

NuNStOP Project

NuNStOP (Nurse Navigators in Stomach Oncologic Patients) Project

projeto de Investigação composto por 3 fases, com construção e aplicação dos instrumentos de avaliação a doentes com Cancro Gástrico avaliando as suas necessidades, literacia e barreiras no continuum de acompanhamento do seu percurso de doença.

Atualmente a doença oncológica é uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo. Portugal apresenta uma das mais elevadas prevalências de toda a Europa , com uma incidência de 2-3 vezes maior na região Norte , que enfatiza a importância do desenvolvimento de pesquisas neste campo

O conceito de Patient Navigation surgiu como uma estratégia para ajudar os pacientes com certas condições clínicas, a superarem as barreiras que existam no sistema de saúde no percurso dos cuidados. Esta tarefa pode ter melhores benefícios para o paciente se realizadas por enfermeiros. A evidência disponível, produzido com ênfase significativa nos Estados Unidos da América, mostrou ganhos na qualidade de vida do paciente.
Na Europa , a pesquisa e a implementação clínica de projetos baseados nesta dimensão do conhecimento ainda é incipiente , o que justifica o investimento em pesquisa para identificar as particularidades associadas aos cidadãos europeus com cancro gástrico. Isto pode levar à criação de um programa com potencial para alcançar ganhos em saúde, que é o objetivo deste projeto.

Os principais objetivos:
a) Identificar as necessidades das pessoas com cancro gástrico;
b) Identificar as barreiras para cuidar estes doentes específicos;
c) Identificar o nível de literacia dos pacientes com cancro gástrico;
d ) Identificar a relação entre as necessidades , as barreiras e o nível de literacia das pessoas com esta patologia;
e) Identificar a relação entre variáveis ​​pessoais atributo, as necessidades, as barreiras e o nível da literacia dos pacientes com cancro gástrico.

Brevemente daremos mais informação do projeto.