0
Skip NavigationMenu
  • Congresso AEOP11

    O AEOP11 realiza-se nos dias 1 e 2 de Junho no MH Hotel em Peniche.
    Reveja o AEOP10
  • Membro AEOP

    Seja membro da AEOP e beneficie de vantagens exclusivas.
    Vantagens
  • Revista Onco.News

    Conheça aqui a publicação da AEOP.
    Ler Revista

Estudo Sarcoma – Resultados

Julho 2016

Apresentados resultados do estudo em forma de Pósters na 30th Conference of the European Health Psychology Society, para download no final da página.

– Perceived autonomy supportiveness provided by nurses and anxiety in sarcoma patients
– Social support and depression in sarcoma patients, in different phases of disease

 

Maio 2015

Estudo apresentado na Reunião Nacional de 2015. Artigo final com os resultados em preparação para ser publicado até final de 2015 na Revista Onco.news.

 

Maio 2012

A doença oncológica ocasiona crises e momentos de desorganização para o doente, sendo, na maioria das vezes os familiares, as pessoas mais próximas do doente e o seu apoio afetivo e instrumental. Muitas transformações ocorrem na vida social do doente, levando-o a deparar-se com múltiplas limitações, frustrações e perdas.

Apesar da investigação sobre o ajustamento psicossocial ao cancro ser já alargada, é notório que ela se debruça essencialmente sobre os tipos de neoplasias mais frequentemente diagnosticadas, sendo que os estudos em patologias oncológicas mais raras são, comparativamente, mais escassos.

Deste modo, a gestão da doença, bem como as suas implicações psicossociais em cancro mais raros, não são suficientemente conhecidas, como acontece para os sarcomas ósseos e dos tecidos moles.

No decorrer da Reunião da Primavera de Abril 2012, a AEOP apresentou o estudo Observacional Prospectivo a doentes com diagnostico de Sarcomas ósseos e das partes moles sobre Autogestão do doente com sarcoma em tratamento multidisciplinar.

Este estudo multicentrico decorrerá em várias unidades de sarcomas do país e tem a parceria científica da ESEP (Escola Superior Enfermagem Porto).

Estudo encerrado em Outubro. Doente recrutados e em fase de análise:
– 24 doentes no IPO Porto
– 11 doentes na HUC