0
Skip NavigationMenu
  • Congresso AEOP11

    O AEOP11 realiza-se nos dias 1 e 2 de Junho no MH Hotel em Peniche.
    Reveja o AEOP10
  • Membro AEOP

    Seja membro da AEOP e beneficie de vantagens exclusivas.
    Vantagens
  • Revista Onco.News

    Conheça aqui a publicação da AEOP.
    Ler Revista

Projeto de cessação tabágica para enfermeiros

Capacitar os enfermeiros portugueses como promotores do controlo do tabaco

Os enfermeiros são o maior grupo de profissionais de saúde e são essenciais para a implementação do Artigo 14 da Convenção Quadro para o Controlo do Tabaco da OMS.

A sinergia entre a missão da Global Bridges (plataforma mundial de controlo Tabaco), o envolvimento dos profissionais de saúde no controlo do tabaco e a missão, em rede, da Sociedade Internacional de Enfermagem Oncológica (ISNCC) e da sua congénere Portuguesa AEOP, de aumentar o acesso à prevenção do cancro através das melhores práticas de enfermagem, em parceria e colaboração com a Ordem dos Enfermeiros, vamos implementar um projeto Educacional em Portugal no biénio 2017-2019.

Para responder às necessidades educativas dos enfermeiros portugueses relativamente ao controlo do tabaco, este programa educativo é direcionado a enfermeiros sobre o tratamento da dependência do tabaco com base em evidências científicas e terá os seguintes Objetivos:

1. Apoiar 50 – 100 enfermeiros de norte a sul do país, que frequentarão um workshop de Formação de Líderes na prevenção da dependência dos profissionais ao tabaco.

2. Envolver uma grande comunidade de enfermeiros para participarem num programa educativo online.

3. Apoiar as organizações de enfermagem portuguesas no apoio de posições ou desenvolver as suas próprias, quanto ao controlo do tabaco e reforço da rede regional e nacional de prevenção do tabagismo.

Projeto a ser implementado no Biénio 2017-2019.